Arquivo da categoria: Colégios

Colégio Pedro II abre inscrições para 6º ano e ensino médio

O Colégio Pedro II publicou os editais com as inscrições  para os concursos de admissão e ingresso no 6º ano do ensino fundamental e ensino médio em 2020.

Faça o curso preparatório no CAPE CURSOS PREPARATÓRIOS  e conquiste a sua aprovação!SAIBA MAIS  SOBRE O CURSO. 

Se desejar faça o curso preparatório Online para o Colégio Pedro IISAIBA MAIS SOBRE O CURSO EAD.

  Das Vagas

São oferecidas 302 (trezentos e duas) vagas, assim distribuídas:

Para o 1º ou 2º turnos, preenchidas de acordo com a disponibilidade nos turnos e com a ordem de classificação dos candidatos no certame:
a) Campus Humaitá II ……. 70 vagas
b) Campus São Cristóvão II …… 70 vagas

II – Exclusivamente para o 2º turno:
a) Campus Centro … 80 vagas
b) Campus Engenho Novo II …. 10 vagas
c) Campus Realengo II …. 12 vagas
d) Campus Tijuca II … 70  vagas
O total de vagas oferecidas por turno, em cada Campus, será preenchido reservando-se 50% (cinquenta por cento) a candidatos que tenham cursado integralmente o 4º e o 5º anos do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Pública de Ensino Municipal , Estadual ou Federal, condição a ser comprovada por meio da apresentação do original do Histórico Escolar ou de Declaração da instituição de ensino(Grupo I), no momento da matrícula. O
candidato que no momento da matrícula não consiga comprovar que estudou integralmente o 4º e o 5º anos do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Pública de Ensino Municipal , Estadual ou Federal perderá direito à vaga.

Da Inscrição

As inscrições se realizarão exclusivamente via INTERNET, das 14h do dia 8 de julho às 23h59min do dia 1º de agostode 2019,napágina eletrônica de Concursos e Seleções do Colégio Pedro II(http://dhui.cp2.g12.br), considerandose o horário oficial de Brasília.

Da taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00

Dos testes de seleção e classificação

Será aplicada prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, com a seguinte
distribuição de itens entre as seguintes disciplinas:

  • Língua portuguesa – Número de itens 10 (ponto por item 1)
  • Matemática – Número de itens 10 (ponto por item 1)
  • Redação – 10  pontos

Será considerado eliminado o candidato que obtiver pontuação igual a 0 (zero) em pelo menos uma das
disciplinas constantes da prova de múltipla escolha.

Da redação

Será aplicada uma redação de caráter eliminatório e classificatório, no mesmo dia de realização da prova
objetiva, sobre tema constante do caderno de prova.

A redação terá o valor de 10 (dez) pontos e será realizada na mesma data e horário previsto no  para a realização da prova objetiva.

Os candidatos que tirarem zero na redação serão eliminados do Processo Seletivo.

Os testes de seleção e classificação, que consistem na prova objetiva de múltipla escolha e redação, serão
realizados no Estado do Rio de Janeiro, na data provável de 13 de outubro de 2019 (domingo), com duração de 3
(três) horas para sua realização.

Os locais de realização das provas objetivas de múltipla escolha e da redação, para os quais os candidatos deverão se dirigir, serão divulgados a partir, de 9 de outubro de 2019, na página eletrônica de Concursos e Seleções do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br).

Confira o edital completo do concursoCLIQUE AQUI.

Perguntas e Respostas sobre o ingresso de novos Alunos

Consulte as principais perguntas e respostas sobre o concurso – CLIQUE AQUI

Site do Colégio Pedro II

Colégio Militar RJ: ingresso, vagas, provas e requisitos para inscrição

Formas e condições de ingresso

O ingresso de alunos no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) é realizado por meio de concurso público.

Faça o curso presencial ou o curso EAD para ingresso no Colégio Militar.

Estará habilitado à matrícula o candidato que, aprovado no concurso dentro do número de vagas estabelecido, satisfizer as condições regulamentares exigidas na Portaria do Comandante do Exército nº 042, de 6 de fevereiro de 2008 (Regulamento dos Colégios Militares/R-69), bem como cumprir as diretrizes específicas constantes do edital do concurso e do manual do candidato.

Nesse contexto, o Concurso de Admissão tradicionalmente de frequência anual, objetiva selecionar alunos para ingressar no 6º Ano do Ensino Fundamental ou no 1º Ano do Ensino Médio, por intermédio de provas de matemática, língua portuguesa e redação, realizadas no segundo semestre do ano.

A outra forma de ingresso, EXCLUSIVA PARA DEPENDENTES DE MILITARES DE CARREIRA DO EXÉRCITO AMPARADOS nas hipóteses descritas pela Portaria do Comandante do Exército nº 042, de 6 de fevereiro de 2008 (Regulamento dos Colégios Militares/R-69), possibilita a inclusão do candidato como aluno do Colégio Militar independente de concurso, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, dentro do número de vagas disponíveis, considerando a capacidade física, os recursos humanos e materiais deste Colégio.

Cabe destacar que esse último tipo de ingresso poderá ser estendido aos dependentes dos militares de carreira das outras Forças Armadas do Brasil e de nações amigas, bem como aos dependentes dos Policiais Militares e Bombeiros Militares, os quais deverão atender às mesmas condições regulamentares dos militares do Exército e mediante prévia autorização da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, escalão Superior ao Colégio Militar.

QUEM PODE SE INSCREVER NO COLÉGIO MILITAR DO RIO 2019?

A primeira fase do processo de seleção Colégio Militar do Rio 2019 inicia no preenchimento dos requisitos básicos. Veja a seguir quem pode se inscrever no CMRJ:

  • Jovens brasileiros;
  • Ter concluído ou estar cursando:

a) O 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para o(a)s candidato(a)s ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF);

b) O 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para o(a)s candidato(a)s ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM).

  • Estar enquadrado nos seguintes limites de idade:

a) Para 6º ano/EF: – ter menos de 13 (treze) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

b) Para o 1º ano/EM: – ter menos de 18 (dezoito) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 (quatorze) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

  • Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer CM;
  • Ser portador de documento oficial de identificação com foto recente.

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DO COLÉGIO MILITAR DO RIO

Por se tratar de um concurso com poucas vagas, ingressar no Colégio Militar do Rio se torna algo bastante difícil e concorrido. Uma maneira de obter a vaga é se preparando com simulados, provas anteriores já respondidas e cursinhos preparatórios.

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DO COLÉGIO MILITAR DO RIO

Por se tratar de um concurso com poucas vagas, ingressar no Colégio Militar do Rio se torna algo bastante difícil e concorrido. Uma maneira de obter a vaga é se preparando com simulados, provas anteriores já respondidas.

Site: http://www.cmrj.eb.mil.br/

Concurso do Colégio Militar RJ

Todos os alunos que planejam ingressar no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) em 2019!

Faça o curso presencial ou o curso EAD no  Cape Cursos Preparatórios.

Sobre o concurso

Para fazer parte do corpo de alunos é necessário participar de um concurso público de admissão, aplicado todos os anos no segundo semestre nos meses de outubro e novembro. Somente aqueles que obtiverem nota satisfatória é que poderão se matricular.

Requisitos básicos para participar

Ser brasileiro; ter concluído ou estar cursando: a) o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para o(a)s candidato(a)s ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF); ou b) o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para o(a)s candidato(a)s ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM). Estar enquadrado nos seguintes limites de idade: para 6º ano/EF: – ter menos de 13 (treze) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. Para o 1º ano/EM: – ter menos de 18 (dezoito) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 (quatorze) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer CM; e ser portador de documento oficial de identificação com foto recente.

Vagas

CMRJ oferece atualmente, vagas para ingressantes ao 6° ano do Ensino Fundamental Ciclo II. E para o 1° ano do Ensino Médio.

Os alunos do Ensino Médio podem escolher entre os setores disponíveis na escola:

Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Comunicações e Engenharia. Ampliando o seu conhecimento, e aprendendo sobre a área.

Aplicação da prova

O exame geralmente é divido em duas etapas. No primeiro dia (em outubro), os candidatos resolvem questões de matemática. A prova tem duração máxima de 3 horas.

Os aprovados na primeira etapa seguem para a segunda fase (em novembro), quando serão aplicadas questões de língua portuguesa e uma redação. O tempo máximo também é de 3 horas.

Serão selecionados os candidatos com maior pontuação, que passarão ainda por um exame médico e odontológico para verificação da aptidão do estado de saúde.

diagnóstico dos pré-requisitos é essencial para o encaminhamento das estratégias de ensino que serão utilizadas ao longo do ano letivo.

Calendário Colégio Militar – RJ 2019

Confira as datas mais importantes do processo de admissão e fique atento!

♦ De julho à setembro: período de inscrição e pagamento da taxa;

♦ Outubro: realização prova de matemática;

♦ Novembro: realização prova de língua portuguesa;

♦ Dezembro: convocação para exame médico, aos selecionados no concurso.

Sobre as inscrições

A inscrição Colégio Militar Rio de Janeiro 2019 acontece antes do terceiro trimestre do ano (outubro, novembro, dezembro).

O processo é feito através do site do Colégio Militar.

Importante salientar que o responsável legal pelo menor deve preencher e enviar um formulário de inscrição autorizando a candidatura do jovem em questão.

É necessário pagar uma taxa de inscrição. O pagamento é feito apenas no Banco do Brasil.

 

Colégio Pedro II: cursos técnicos integrados ao ensino médio

Curso técnicos integrados aos ensino médio

O Colégio Pedro II, além do Ensino Médio Regular, também oferece cursos técnicos para seus alunos. Aqueles que desejam ingressar em um dos cursos oferecidos deve escolher a modalidade durante seu processo de inscrição.

Faça o curso preparatório para ingresso no ensino médio regular. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. 

Como funcionam os cursos técnicos

Os cursos técnicos têm duração de três anos, assim como o Ensino Médio Regular. A diferença está no maior número de disciplinas oferecidas e na maior carga horária semanal, pois o curso agrega a Formação Geral com a Formação Profissionalizante.

Os interessados podem ingressar nos seguintes cursos: Técnico em Administração, Técnico em Instrumento Musical, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

Novidade em curso técnico

A novidade deste ano é que o curso técnico em Administração está aberto para todos os alunos do Ensino Médio, já que anteriormente era restrito ao Proeja.

Para saber mais sobre os objetivos e a estrutura dos cursos técnicos e áreas de atuação clique aqui.

Para se inscrever no Processo de Seleção de Novos Alunos 2019, clique aqui.

Cursos Preparatórios Online Colégio Militar 6º Ano

Se  você pretende fazer a prova do Colégio Militar para ingresso no 6º ano, conheça o nosso curso preparatório online de matemática e língua portuguesa.

Conheça a Plataforma

Conheça a plataforma do curso e faça uma degustação CLICANDO AQUI!

A QUEM SE DESTINA?

O curso preparatório EAD de matemática é destinado aos alunos e candidatos que pretendam prestar concurso para ingresso no 6º ano do Colégio Militar, Colégio Pedro II e demais colégios.

QUEM MINISTRA?

O curso preparatório EAD de matemática para os concursos de admissão e ingresso no 6º ano do ensino fundamental para os Colégios Militares é ministrado através do CAPE CURSOS PREPARATÓRIOS que está no mercado há mais de 14 anos. Possuímos estrutura para cursos presenciais e a distância.

COMO FUNCIONA?

  1. O curso foi projetado através de módulos de matérias divididos através de conteúdos abordados nas provas dos concursos.
  2. Possui 25 módulos em videoaulas (total de 39 vídeos – 5 horas) explicativos dos conteúdos do curso.
  3. Apostila teórica e de exercícios para download ou abertas dentro da plataforma para estudo online.
  4. Cada módulo possui exercícios para fixação do conteúdo com gabaritos de forma totalmente automatizados.
  5. Simulados com gabaritos para serem feitos de forma online.
  6. Questões de provas anteriores de diversos concursos contendo gabaritos para serem feitos de forma online também.
  7. Suporte total do professor através de email.
  8. Fórum para discussão de conteúdos estudados.
  9. Plataforma é atualizada periodicamente com inserção de novos exercícios, simulados e questões.

COMO ACESSAR O CURSO?

Após o pagamento e aprovação da compra pelo PagSeguro, você receberá no seu email cadastrado em até 24 h , todas as instruções de acesso, tais como USUÁRIO e SENHA para acesso.

MATÉRIAS ABORDADAS NO CURSO

O Curso está dividido em 25 módulos de matérias contendo todo o conteúdo das matérias abordadas no concurso.

– Módulo 1 – Números Naturais e Sistema de Numeração ;

– Módulo 2 – Sequências;

– Módulo 3 – Termos da Adição;

– Módulo 4 – Termos da Subtração;

– Módulo 5 – Termos da Multiplicação;

– Módulo 6 – Termos da Divisão;

– Módulo 7 – O Resto da Divisão;

– Módulo 8 – Expressões Numéricas;

– Módulo 9 – Potenciação;

– Módulo 10 – Divisores e Múltiplos;

– Módulo 11 – Números Primos;

– Módulo 12 – MDC e MMC;

– Módulo 13 – Frações;

– Módulo 14 – Números Decimais;

– Módulo 15 – Porcentagem;

– Módulo 16 – Espaço e Forma (Geometria);

– Módulo 17 – Polígonos;

– Módulo 18 – Sistemas e Medidas;

– Módulo 19 – Volume dos Sólidos;

– Módulo 20 – Perímetro;

– Módulo 21 – Área das Figuras Planas;

– Módulo 22 – Média Aritmética;

– Módulo 23 – Unidades Tempo;

– Módulo 24 – Sistema Monetário;

– Módulo 25 – Análise e Interpretação de Gráficos e Tabelas.

Veja Como Utilizar a Plataforma do Curso

Conheça as Matérias Aplicadas no Curso

 

Colégio Pedro II e Colégio Militar: provas em 25 de novembro

FAÇA O CURSO PREPARATÓRIO NO CAPE PREPARATÓRIO. CAMPEÃO EM APROVAÇÕESSAIBA MAIS

Os concursos de admissão e ingresso ao 6º ano do Colégio Pedro II e Colégio Militar RJ terão o mesmo dia (25/11/2018) de provas.

Neste dia serão ministradas as provas de língua portuguesa do Colégio Militar RJ e as provas de língua portuguesa, matemática e redação para o Colégio Pedro II.

Muitos pais e responsáveis questionaram esta mesma data para as provas em questão, mas até o momento não houve alteração de nenhuma das partes.

Segue abaixo, um resumo de cada concurso:

Colégio Militar do RJ

Período de inscrição: Inscrições ENCERRADAS!!!

Data da Ambientação: 20 OUT 18
Data Prova de Matemática: 21 OUT 18
Data Prova de Língua Portuguesa: 25 NOV 18 (Somente para aprovados na Prova de Matemática)

Número de vagas no CMRJ: 45 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental (sendo três vagas reservadas para candidatos com deficiência previstos no Art. 7º da Portaria nº 116 – DECEx, de 29 MAI 18) e 14 vagas para o 1º ano do Ensino Médio (sendo uma vaga reservadas para candidatos com deficiência previstos no Art. 7º da Portaria nº 116 – DECEx, de 29 MAI 18)

Local e Horário da Prova: EM BREVE no CCI Acompanhar na Área do Candidato
Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI): Acompanhar na Área do Candidato
Pedido de isenção de taxa de inscrição:(Prazo ENCERRADO)!!!

O Sistema do Concurso de Admissão do CMRJ utiliza conexão segura HTTPS, alguns navegadores podem exibir mensagens de alerta como “Sua conexão não é segura”. Para resolver essas possíveis mensagens, selecione a opção “Avançado” e “Confirmar exceção de segurança”.

Acesse nossa página regularmente a fim de obter maiores esclarecimentos.

O CANDIDATO DEVERÁ POSSUIR DOCUMENTO DE IDENTIDADE OFICIAL COM FOTO RECENTE, QUE SERÁ EXIGIDO EM TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO.

Providencie, com antecedência, o documento de identidade oficial com foto do candidato (caso o mesmo ainda não possua esse tipo de documento).

Colégio Pedro II

As inscrições se realizarão exclusivamente via INTERNET, das 14h do dia 6 às 23h59min do dia 30 de agosto de 2018, na página de Concursos do Colégio Pedro II (http://dhui.cp2.g12.br), considerando-se o horário  oficial de Brasília.

DA PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA
Será aplicada prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, com a seguinte  distribuição de itens entre as seguintes disciplinas:

DISCIPLINA NÚMERO DE ITENS PONTO POR ITEM
Língua Portuguesa 10 pontos
Matemática 10 pontos
Será aplicada uma redação de caráter eliminatório e classificatório, no mesmo dia de realização da prova  objetiva, sobre tema constante do caderno de prova.

Sites:

Colégio Militar RJ

Colégio Pedro II

Resultado preliminar da redação do Colégio Pedro II

Quem pode pedir revisão

O Colégio Pedro II divulgou o resultado preliminar das redações para os candidatos que prestaram concurso de admissão e ingresso no 6º ano do ensino fundamental.

Foram corrigidas apenas 6 vezes o números de vagas dos somatórios das maiores notas obtidas nas provas objetivas de língua portuguesa e matemática.

Conforme estabelecido em Edital, poderá ser concedida vista da redação ao  responsável legal do candidato, desde que tenha comparecido ao Protocolo da Reitoria do Colégio Pedro II, Campo de São Cristóvão, 177, Térreo, São Cristóvão e, feito requerimento em formulário próprio, no dia 15 de dezembro de 2017, das 9 às
15 horas.

Cursos Preparatórios

Taxa para pedido de revisão

Será cobrada uma taxa de expediente de R$ 10,00 (dez reais) para cada PEDIDO DE VISTA DE REDAÇÃO, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), a ser paga junto ao Banco do Brasil, em espécie ou transferência Bancária, no dia 15 de dezembro de 2017, até às 15 horas.

Pagamento da GRU é obrigatório para
SOLICITAR Vista de Redação.

A GRU deve ser extraída conforme abaixo:
http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp e preenchida informando código UG (153167) e gestão (15201) da Unidade favorecida (Colégio Pedro II), código de recolhimento (28830-6), nº de referência (02503), além de nome e CPF do responsável legal do candidato.

TODOS OS CAMPOS REFERIDOS   SÃO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.
O cronograma de vista de prova, bem como o local de sua realização, será
divulgado no dia 19 de dezembro de 2017, no site  http://dhui.cp2.g12.br.

A  vista de prova, quando requerida, será realizada pelo responsável legal do candidato, que deverá comparecer ao local designado no cronograma, 15 minutos antes do horário marcado, munido da seguinte documentação:
I. documento original de identidade do responsável legal com foto;
II. Cartão de Confirmação de Inscrição do candidato no Processo de Seleção e Classificação.

O responsável legal terá acesso a uma cópia da Redação realizada pelo candidato e terá até 15 (quinze) minutos para realizar a vista.
Ao final da vista, a cópia deverá ser devolvida à Instituição, para ser juntada ao requerimento inicial.

Não será permitido fotografar ou filmar a cópia da prova.
Em nenhuma hipótese, será fornecida cópia da prova do candidato.

Caso não concorde com o resultado obtido, o responsável legal poderá solicitar revisão da nota de Redação, comparecendo ao Protocolo da Reitoria do Colégio Pedro II, Campo de São Cristóvão, 177, Térreo, São Cristóvão e, preenchendo requerimento em
formulário próprio, no dia 12 de janeiro de 2018, das 10 às 15 horas.

Clique aqui e confira as notas preliminares da redação.

[sg_popup id=6]

Colégio Pedro II divulga gabarito e prova do 6º ano

Divulgação da prova e gabarito

O Colégio Pedro II divulgou a prova realizada e o gabarito contendo as respostas do concurso que foi realizado no dia 26/11/2017 para ingresso e admissão ao 6º ano do ensino fundamental.

Os alunos tiveram três horas para fazer a prova objetiva que continha alternativas de letras de A até D.

Cursos Preparatórios

Conteúdo da prova

As provas continham 10 questões de língua portuguesa, 10 questões de matemática e uma redação em caráter argumentativo. O candidato para não ser eliminado não poderá zerar nenhuma das provas ou a redação.

Serão corrigidas as redações de seis vezes o número de vagas por unidade obtidas nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

O gabarito definitivo foi divulgado no dia 27/11/2017. Confira aqui.  

A prova aplicada também já foi divulgada. Confira aqui.

O resultado preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 02/12 contendo a classificação dos candidatos,  já o resultado definitivo será divulgado no dia 07/12.

O resultado definitivo da redação será divulgado em 18/01/2018 juntamente com o resultado final do concurso.

Visite o Site do Colégio Pedro II

[sg_popup id=6]

Colégio Pedro II divulga locais de prova

FAÇA O CURSO PREPARATÓRIO NO CAPE PREPARATÓRIOS – INSCRIÇÕES ABERTAS! – SAIBA MAIS

O Colégio Pedro II divulgou os locais de provas e a confirmação do horário da prova para ingresso no 6º ano.

Leia abaixo a íntegra da nota:

COMUNICAMOS AOS SRS. RESPONSÁVEIS QUE AS PROVAS DO DIA 26 DE NOVEMBRO DE 2017, DOMINGO, PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ACONTECERÃO NOS SEGUINTES HORÁRIOS:

TURNO DA MANHÃ – 9 AS 12 HORAS

LEMBRAMOS QUE O CANDIDATO DEVERÁ COMPARECER AO LOCAL DESIGNADO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 60 (SESSENTA) MINUTOS DO HORÁRIO FIXADO PARA O SEU INÍCIO.

OBS.: OS CANDIDATOS PODERÃO REALIZAR SUA PROVA APRESENTANDO A FOLHA QUE CONSTA SEU NOME E LOCAL, ASSIM COMO SEU DOCUMENTO DE IDENTIDADE ORIGINAL CONFOME EDITAL.

Cursos Preparatórios

Confira abaixo os locais de provas de acordo com a ordem alfabética dos candidatos:

CLIQUE AQUI E VEJA

Site do Colégio Pedro II

[sg_popup id=6]