Tel: (21)3357-5471 | Email: sac@cursoscape.com.br

Concurso militar de admissão à Escola Naval


Concurso da Escola Naval

Sobre a Escola Naval

Escola Naval é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil, sendo a mais antiga do país, com o objetivo de formar oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).

O Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), torna público o Concurso Público para Ingresso na Escola Naval (CPAEN) em 2018. Publicado no Diário Oficial da União, seção 3, Nº 64, quarta-feira, 04 de abril de 2018 a abertura das inscrições.

Requisitos para inscrição

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • não ser casado(a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval;
  • Ter 18 anos completos e menos de 23 no dia 1º de janeiro do ano do curso;
  • Ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão;
  • Ambos os Sexos;
  • Ter idoneidade moral e bons antecedentes;
  • Estar em dia com as obrigações civis e militares.

Vagas disponíveis

O concurso público destina-se ao preenchimento de 31 vagas, sendo: 19 , exclusivas para o sexo masculino e 12  específicas para candidatas do sexo feminino, estas podendo ser do Corpo de Intendentes da Marinha, Corpo da Armada e do Corpo de Fuzileiros Navais, com escolhas em igualdade de condições com os Aspirantes do sexo masculino, sendo a escolha fundamentada na meritocracia, decorrente das suas classificações durante o curso.

Etapas do Concurso:

1) Prova Objetiva com 40 questões distribuídas por Matemática e Física na primeira fase (eliminatória e classificatória) e Português, Inglês e Redação na segunda fase (eliminatória e classificatória);

2) Eventos Complementares (eliminatórios) constituídos de:
a) Inspeção de Saúde (IS);
b) Teste de Aptidão Física (TAF);
c) Verificação de Dados Biográficos (VDB) (Fases preliminar e final);
d) Verificação de Documentos (VD);
e) Avaliação Psicológica (AP); e
f) Período de Adaptação e Curso de Formação (eliminatório e classificatório).

Cidade de realização das Provas Escritas:

Rio de Janeiro-RJ; São Pedro da Aldeia-RJ; Angra dos Reis-RJ; Vila Velha-ES; Salvador-BA; Natal-RN; Olinda-PE; Fortaleza-CE; Belém-PA; Amapá-AP; Piauí-PI; Santarém-PA; São Luís-MA; Rio Grande-RS; Santa Maria-RS; Curitiba-PR; Porto Alegre-RS; Florianópolis-SC; Ladário-MS; Cuiabá-MT; Brasília-DF; São Paulo-SP; Manaus-AM.

O Curso de Formação

Após a aprovação nas Provas Objetivas, Redação e considerado apto na Inspeção de Saúde e no Teste de Aptidão Física, os aprovados dentro do número de vagas são chamados para apresentação na Escola Naval para o início do Período de Adaptação, que tem caráter eliminatório e duração de cerca de três semanas. O objetivo dessa etapa é adaptar e preparar os futuros alunos para as atividades acadêmicas e administrativas a serem desenvolvidas durante o Ciclo Escolar. Nessa fase, ocorrem a Verificação  de  Documentos, realização  da  Avaliação  Psicológica  e preenchimento do Questionário Biográfico Simplificado, que é a fase final da Verificação de Dados Biográficos.

A Escola Naval tem um Ciclo Escolar de quatro anos e um Ciclo Pós-Escolar de um ano, totalizando então cinco anos de formação.

Site da Marinha do Brasil

 

Have any Question or Comment?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concursos

Google Play

Categorias

Siga-nos!

Visitantes Online

1 User Estão no site
Visitantes: 1 Guest